
A NOSSA HISTÓRIA
A atividade hoje desenvolvida pela Sapec Terminais Portuários, tem o seu arranque em 1926.
Numa primeira fase de desenvolvimento está associada às necessidades do grupo Sapec, primeiro como exportador de pirites e depois como importador de matérias primas para adubos, de uma forma mais marcada até por volta de 1970.
De 1970 a 1990, há uma segunda fase de consolidação da atividade adubeira e investimentos quer no cais, quer em meios de elevação, para movimentos na ordem das 300/350 milhares de toneladas.
As fases seguintes aparecem já, com um olhar diferente para a atividade do cais, onde são influentes os seguintes acontecimentos:
-
Reestruturação adubeira de 1995/1998, que repensou a atividade portuária em termos de capacidade de descarga e armazenagem;
-
Utilização de recursos comunitários ao desenvolvimento;
-
Visão estratégica para a integração de outras funções na atividade portuária
Entrada em vigor da lei das concessões e a Concessão de Serviço Público de movimentação de cargas ao Terminal Portuário Sapec. A partir de 1995 com a assinatura do contrato de concessão, a história do cais Sapec, é uma história de sucesso que passou pela entrada em funcionamento de um Terminal de Granéis Líquidos (TGL) em Abril de 2004, e aguardando uma resposta positiva ao nosso pedido para um Projeto de Melhoria de Produtividade do Terminal Portuário Sapec, que criará condições de melhoria de serviço público e propiciará uma boa resposta aos clientes atuais e futuros do Parque Industrial SAPEC bay.
A atual SAPEC TERMINAIS PORTUÁRIO, S.A. é uma empresa recente, mas herdeira de uma história invejável no domínio da movimentação de produtos a granel.
Integrada no Porto de Setúbal, gere hoje duas concessões especializadas, uma de sólidos e outra de líquidos.
A experiência acumulada permite que a empresa seja uma referência na movimentação de granéis, em todo o seu hinterland, no centro e sul de Portugal, englobando naturalmente zonas consideráveis de Espanha.
Os meios disponíveis na SAPEC TERMINAIS PORTUÁRIOS, S.A. permitem encarar sempre as melhores e mais competitivas soluções, com uma forte focalização no CLIENTE.




